Voltar

1ª Região Militar promove Operação Rastilho II

 

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 28 de março a 1º de abril, a 1ª Região Militar (1ª RM) realizou, com os Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP), a Operação Rastilho II, no contexto dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

 

 

A atividade foi coordenada, em âmbito nacional, pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), localizada em Brasília (DF), com a finalidade de intensificar as medidas de fiscalização de explosivos e produtos correlatos, de forma integrada e simultânea em 12 Estados e no Distrito Federal.


A Operação ocorreu em ambiente interagências e foi monitorada, em tempo integral, pelo Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON), estrutura recém-criada pela DFPC, em Brasília, com o objetivo de aperfeiçoar a coordenação e o controle dos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados Regionais (SFPC/RM), distribuídos pelo território nacional.


A 1ª RM promoveu a fiscalização de cerca de 90 empresas dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e operará cinco Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), atuando com a Polícia Rodoviária Federal.


Para o perfeito controle de toda a Operação, a 1ª RM e a DFPC estão mobiliando um COPCON regional, que permitirá o acompanhamento, em tempo real, de todas as ações desenvolvidas naqueles Estados da Federação.