Voltar

Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados atua nos Jogos

 

Campo Grande (MS) – De 31 de maio a 2 de junho, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/9), subordinado ao Comando da 9ª Região Militar, executou a Operação Dínamo IV, atividade em ambiente interagências e coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). Teve por finalidade intensificar a fiscalização e o controle sobre toda a cadeia de utilização dos explosivos e dos produtos correlatos, para contribuir na manutenção da segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

 

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, que abrange os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o Município de Aragarças (GO), foram inspecionadas 41 pessoas jurídicas e 12 locais de oportunidade, fruto da evolução dos acontecimentos no desenrolar das ações de fiscalização. As inspeções resultaram em 12 autuações e quatro apreensões de produtos controlados.

 

A Operação evidenciou a integração das instituições participantes, em particular, Exército Brasileiro, órgãos de segurança pública (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Judiciária Civil) e agências governamentais (Ministério Público do Trabalho, Departamento Nacional de Produção Mineral, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Secretaria de Estado de Fazenda).

 

Além desse resultado, o SFPC/9 pôde verificar melhora no trato com o explosivo pelas empresas, o que demonstrou compromisso com a segurança da população.