Voltar

Yane Marques concentra-se na Vila Olímpica

 

Rio de Janeiro (RJ) - A pernambucana Yane Marques já está concentrada na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. A atleta do pentatlo moderno chegou à capital carioca no domingo, 14 de agosto, para a semana mais aguardada por ela nos últimos quatro anos. Daqui a pouco, a 3º Sargento do Exército Brasileiro será o Brasil nos Jogos Rio 2016. Antes de seguir para a concentração, Yane passou pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), onde recebeu o "kit atleta".

 

A militar preferiu realizar o período final de preparação para os Jogos no Colégio Militar de Curitiba, no Paraná, onde treinou com outros atletas. “O Exército faz parte dessa preparação desde 2009, quando entrei na Instituição. Minha equipe é toda composta por militares, então, o Exército é peça fundamental na minha carreira de atleta”, agradeceu.

 

A Sargento, que é de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, foi escolhida por milhares de pessoas para ser a porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Rio 2016, no Maracanã, o momento mais marcante da história do esporte no Brasil. “Os militares do Exército, a minha família, todo mundo se mobilizou para que as pessoas votassem em mim. É uma oportunidade que poucos atletas puderam viver, por isso, eu valorizei muito e tentei ser uma porta-bandeira diferente, com alegria e muita energia”, falou entre sorrisos e muita emoção.

 

Medalha de bronze no pentatlo moderno nos Jogos de 2012, em Londres, Yane tem, também, dois ouros no currículo e uma prata em Jogos Pan-Americanos. Nos Campeonatos Mundiais, conquistou prata em 2013, em Taiwan, e bronze em 2015, em Berlim, na Alemanha. Além disso, tem 11 prêmios de melhor atleta do País no pentatlo moderno, conquistados desde 2005.

 

A atleta sabe que não será fácil repetir o pódio de Londres, pois, além das dificuldades naturais do pentatlo, formado por esgrima, natação, hipismo e a combinação de tiro e corrida, ela precisará vencer adversárias difíceis. Em consequência, nesses últimos dias que antecedem a prova, Yane não quer perder o foco e a confiança para o momento mais importante da carreira. “Eu sei que a gente aposta fichas naquelas pessoas que têm condições de retribuir. Por essa razão, eu me sinto muito grata por ter sido escolhida pelo Exército Brasileiro. É com muito orgulho que vou fazer minha apresentação nos dias 18 e 19 de agosto. Saibam que vou dar a minha vida para o melhor resultado”, prometeu a nossa atleta Olímpica.