Voltar

Tropas do Comando de Defesa de Área de SP fazem apronto operacional

 

São Paulo (SP) – Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na manhã de 18 de julho, no Quartel-General do Ibirapuera, aconteceu o apronto operacional das tropas do Comando de Defesa de Área São Paulo (CDA São Paulo), que atuarão no Estado.

 

A atividade contou com a presença de diversos oficiais-generais, entre eles, o Chefe de Operações Conjuntas (ChOC) do Ministério da Defesa, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, que, em seu discurso, destacou a preparação das tropas para os Jogos. "Estamos desenvolvendo doutrina em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, além de construir uma íntima integração entre as Forças Armadas, as agências e os órgãos de segurança pública", enfatizou o General.


O ChOC citou o grande desafio que as Forças Armadas terão nos Jogos e reforçou a importância estratégica da segurança no Estado de São Paulo para o bom andamento do Grande Evento em solo brasileiro. "São Paulo será o portal de entrada para diversas delegações", disse.


Entre as tropas formadas no apronto operacional, estavam militrares da Força Tática do Batalhão de Ações de Comandos; do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, da Marinha do Brasil; e da Força de Resposta Inicial do 8º Batalhão de Polícia do Exército.

 

Entre as autoridades que prestigiaram o evento, destacam-se o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em SP, Dr. Waldir Michelone; o Secretário de Segurança Pública do Estado de SP, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho; o Comandante da Polícia Militar do Estado de SP, Coronel Ricardo Gambaroni, além de representantes da Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana e amigos do Exército.

 

À tarde, a comitiva do General Menandro seguiu para Campinas, interior de São Paulo, onde ocorreu o apronto operacional da Força-Tarefa (FT) Henrique Dias, na sede do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL). Além das tropas do 28º BIL, participaram da formatura militares do 2º Batalhão de Polícia do Exército e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

 

Por fim, houve uma visita ao Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Unidade Militar de referência do Exército Brasileiro em operações de GLO. Durante os Jogos, a FT Henrique Dias poderá ser empregada como Força de Contingência e na proteção de estruturas estratégicas.

 

Fonte: 2ª Divisão de Exército

Fotos: Sd Ivonildo/Sd De Lima