Voltar

Comando Militar do Planalto promove 3ª Reunião Interagências

 

Brasília (DF) – No dia 14 de julho, o Comando Militar do Planalto (Coordenador de Defesa de Área - Brasília) promoveu a 3ª Reunião Interagências, como parte da preparação para os Jogos de Futebol Olímpico na Capital Federal. As Operações Interagências materializam a integração das Forças Armadas com os órgãos de segurança pública e as agências governamentais, e têm a finalidade de conciliar interesses e coordenar esforços para a consecução de objetivos e propósitos convergentes, que atendam ao bem comum, evitando a duplicidade de ações, a dispersão de recursos e a divergência de soluções, com eficiência, eficácia, efetividade e menores custos.

 

A atuação das Forças Armadas nos Jogos Rio 2016 seguirá o padrão adotado na Copa das Confederações de 2013, Jornada Mundial da Juventude de 2013 e Copa do Mundo de 2014. Nos grandes eventos, as ações são coordenadas em três eixos estratégicos: Defesa, Inteligência e Segurança Pública.

 

Nesse terceiro fórum interagências, foram abordados o calendário dos eventos de preparação e os eventos-teste; os estágios de Sensibilização da Ameaça Terrorista; e atividades referentes à Defesa Aeroespacial e ao Controle do Espaço Aéreo, à Fiscalização de Explosivos, à Segurança e Defesa Cibernética.

 

Participaram do evento os seguintes órgãos, agências e instituições: 6° COMAR, 7° DN, ABIN, AGU, ANAC, CAESB, CBMDF, CEB, COMGAR, CONDABRA, CONSÓRCIO NOVO TERMINAL, CNEN, DETRAN, INFRAERO, INFRAMÉRICA, GSI, METRO/DF, MRE, MPM, ONS, PCDF, SSP/ DF, TELEBRÁS, SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER, SAMU e SEMOB.