Voltar

Hospital de Campanha é um diferencial nos Jogos

 

Rio de Janeiro (RJ) – Uma organização militar de saúde diferenciada funciona durante os Jogos Rio 2016. Trata-se do Hospital de Campanha (H Camp), que visa ao apoio, principalmente, da tropa nas operações militares, podendo ser empregado, também, no atendimento da sociedade, em caso de calamidades ou de assistência humanitária, mediante ordem.

 

O H Camp trabalha como se fosse um Batalhão de Saúde, explica a Tenente-Coronel Yamar Eiras Baptista, Comandante da unidade. Desde os Jogos Olímpicos, ele foi desdobrado em seis locais, sendo empregados 150 militares, 60 deles apenas na região do Comando de Defesa Setorial Barra, onde se concentra a maior parte das competições.

 

"Nós temos os meios de saúde e os meios para fazer o transporte, bem como para fazer instalações de saúde com capacidade de ser um hospital ou um posto de atendimento avançado. Aqui, funcionamos como se fosse uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)", detalha a TC Yamar. O Hospital possui laboratório e apoio odontológico, além de contar com três leitos semi-intensivos, aparelhos para raio-x e ultrassom. 

 

Atualmente, o Hospital de Campanha está sediado na Base de Apoio Logístico do Exército, na Vila Militar. Pela primeira vez, é comandado por uma Oficial médica militar.