Voltar

CDS Barra conscientiza a tropa sobre direção defensiva

 

Rio de Janeiro (RJ) - Conscientizar as tropas do Comando de Defesa Setorial Barra sobre a importância da direção defensiva para a preservação da vida dos militares e do patrimônio público foi o principal objetivo da instrução ministrada à Força-Tarefa Itororó, que é integrada por militares do 4º Batalhão de Infantaria Leve (Osasco-SP), 5º Batalhão de Infantaria Leve (Lorena-SP), 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (Barueri-SP), 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (Valença-RJ), 2º Batalhão de Polícia do Exército (São Paulo-SP) e Hospital Central do Exército (Rio de Janeiro-RJ).

 

Conceito de colisão e suas variantes, frenagem e a descrição minuciosa de condições adversas, com as quais os militares podem se deparar ao longo dos deslocamentos e, principalmente, no retorno das tropas às suas distantes organizações militares de origem, após a conclusão da missão dos Jogos Rio 2016, foram alguns dos tópicos abordados na atividade.

 

A prática da direção defensiva é fundamental para garantir a segurança durante o transporte da tropa, seja em viaturas operacionais, seja em administrativas. Condutores defensivos preservam vidas mediante o emprego racional e sensato de conhecimentos teóricos aplicados ao bom desempenho de suas funções, evitando imperícia, imprudência e negligência.

 

Foi ressaltada a importância da boa postura ao volante, para evitar os desgastes provocados pela fadiga e cansaço. Além disso, destacou-se a relevância da presença do chefe de viatura, peça fundamental no controle e fiscalização dos deslocamentos. Esse militar deve ser rigoroso na inspeção da partida e chegada da viatura. Vale dizer que a manutenção dos veículos deve ser preventiva e contínua e o chefe de viatura deve estar comprometido na observação desse item.

 

Atenção e concentração constituem atributos fundamentais dos condutores, pois evita a distração e permite o respeito às normas de trânsito e ao limites de velocidade. Desse modo, militares devidamente habilitados e autorizados para o exercício seguro e preciso da direção proporcionam ao CDS Barra e ao Exército Brasileiro o pleno cumprimento da missão.

 

A mesma instrução está prevista para ser ministrada ao 6º BIL, 20º BIB e 22º B Log, no período de 14 a 17 de setembro.