Voltar

A eficiência da logística do Exército nos Jogos Rio 2016

 

Rio de Janeiro (RJ) - Uma logística eficiente é o grande diferencial para o êxito no cumprimento das missões de uma Força em campanha. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o grande responsável pelos pilares da logística (recebimento, acondicionamento e distribuição de gêneros e suprimentos de classes diversas, como alimentos, peças de viaturas e material de saúde) no Comando de Defesa Setorial Barra (CDS Barra) é o 22º Batalhão de Logística Leve (22º Blog L), localizado em Barueri (SP).

 

Desdobrado nas instalações do 1º Depósito de Suprimento (1º D Sup), no bairro da Triagem, o 22º B Log L é peça fundamental na engrenagem que viabiliza a missão do CDS Barra nos Jogos Rio 2016.

 

Os números são grandiosos, pois um efetivo de 108 militares possibilita o fornecimento de suprimentos às Organizações Militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (22º B Log L, 5º BIL, 6º BIL, Cia Cmdo e 20º BIB), responsável pela coordenação do CDS Barra.

 

Desde o inicio dos Jogos Olímpicos até os Paralímpicos, foram distribuídos cerca de 100 toneladas de alimentos, 180 mil litros de agua, mediante a utilização de 30 viaturas, tais como cisternas, Marruás, caminhões, frigorífico e Viatura Reboque Especializado (VRE) Cozinha de Campanha, todas realizando deslocamentos entre os longínquos bairros de Triagem e Barra da Tijuca.

 

Além disso, os militares do 22º B Log L prestam apoio médico e realizam a evacuação de viaturas para manutenção. Todos os meios de transporte utilizados no apoio logístico são dotados de dispositivos móveis de monitoramento e controle. Todas as etapas que envolvem a participação dos militares nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos têm permitido o adestramento do efetivo, aprimorando as formas de emprego dos quadros logísticos e possibilitando uma experiência profissional com eficiência e eficácia ímpares.

 

Aliadas fundamentais da logística, as comunicações fluem com a dinâmica necessária para apoiar as equipes destacadas. Equipamentos modernos, como telefones VOIP, facilitam os contatos com o Comando da 12ª Bda Inf L. O ágil abastecimento das viaturas acontece com a utilização de cisternas de combustível, destacadas no CDS Barra. As viaturas são manutenidas por recursos humanos especializados, visto que o Exercito Brasileiro investiu em cursos de qualificação, o que permite aos militares cumprirem suas missões com eficiência e rapidez.

 

O trabalho logístico que o 22º B Log L vem apresentando para os Batalhões Olímpicos reflete, diretamente, na atuação do CDS Barra, demonstrando a excelência e a presteza no prover, prever e suprir.