Voltar

CDS Barra opera com o MTO no Grande Evento

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Módulo de Telemática Operacional (MTO), equipamento dotado de alta tecnologia, faz parte do material empregado pela 12ª Companhia de Comunicações Leve (Aeromóvel), localizada em Caçapava (SP), para garantir as comunicações do Comando de Defesa Setorial Barra (CDS Barra) nos Jogos Rio 2016.

 

Dotados de equipamentos modernos, os militares trabalham, diuturnamente, para empregar os módulos instalados estrategicamente na Cidade, conforme imposição das características do terreno.

 

Cada viatura ¾ de tonelada Marruá constitui um MTO, que é projetado para fornecer serviços de rádio, internet, telefonia e transmissão de imagens.

 

Os módulos estão localizados na Barra da Tijuca, da seguinte forma: dois no Posto de Comando Recuado do CDS Barra, sendo que um é empregado para transmissão de imagens, mediante ordem; um na Base da Força-Tarefa Itororó e um na base da Força-Tarefa Ipiranga.

 

As viaturas MTO são um suporte fundamental na garantia das comunicações no âmbito do CDS Barra. Atuam como equipamentos de ampliação da rede de dados e como redundância tática, ou seja, como contingência dos links estratégicos providos pelo 2º Centro de Telemática de Área e pelo Batalhão Escola de Comunicações (ambos localizados no  Rio de Janeiro), para as situações de "comunicações críticas", atendendo aos princípios da continuidade, confiabilidade e flexibilidade das comunicações nas operações durante o Grande Evento.

 

Os Jogos deixarão, como legado, o adestramento da tropa no emprego de equipamentos militares de grade complexidade técnica em atividades reais. Isso só foi possível graças ao intenso treinamento realizado pela 12ª Cia Com L (Amv), nos exercícios de preparação e adestramento e nos eventos-teste. Essas operações contribuirão para a consolidação e o ajuste da doutrina de emprego das Comunicações.