Voltar

Exército contribui para a segurança do Corcovado

 

Rio de Janeiro (RJ) - Mais de 30 militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), com sede em São João del-Rei (MG), reforçam, diariamente, a segurança do Complexo do Corcovado, um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e que abriga a imagem mais famosa da Cidade: a estátua do Cristo Redentor.

 

A missão ajuda a garantir a tranquilidade de milhares de turistas que visitam o local todos os dias. O Comandante do 11º BI Mth, Coronel André Lucio Ricardo Couto, comentou que a percepção de ambiente seguro vem da população, seja estrangeira, seja dos próprios brasileiros: “Nós percebemos uma valorização do trabalho do Exército. A credibilidade da Instituição aparece em pequenos gestos da população, o que é fator motivacional para os militares que vieram para a missão no Rio. Isto é fruto de um preparo bem elaborado, que começou muito antes dos Jogos Rio 2016”.

 

Para a paulistana Maria Lúcia Pinto, que está na Capital fluminense pela primeira vez, ”Os soldados no Cristo tornam o passeio mais agradável. Quando cheguei aqui e vi os militares, me senti mais tranquila. Este clima é muito bom e aproveitamos melhor o passeio. Além disso, os militares são muito educados e gentis. Dão informações e nos ajudam bastante”.

 

Segundo o chileno Vicente Sanz, que já visita o Rio há alguns anos, a Cidade está mais tranquila: “Estive no Rio durante a Copa do Mundo e em outros momentos. Nunca vi aqui no Cristo tanta organização e policiamento. Isto é bom para o turismo e melhor ainda para a Cidade. Os militares do Exército transmitem a segurança de que tanto precisamos.”

 

Para quem trabalha no local, a impressão não é diferente. A agente de turismo Marina Leão, que, diariamente, leva grupos ao Cristo, ressalta que a presença do Exército representa ganho para todos: “Dá orgulho trazer as pessoas. Os soldados são eficientes e a sensação de segurança é visível”.