Voltar

O trabalho de Assistência Social nos Jogos Rio 2016

 

Rio de Janeiro (RJ) - A 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), coordenadora do Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, possui em seu efetivo uma Assistente Social, que tem o trabalho voltado para o bem-estar físico, psicológico e social dos militares durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

A 2º Tenente Josemara Bezerra Batista, da 4ª Região Militar, localizada em Belo Horizonte e integrante do CDS Maracanã, conta que seu público-alvo são os cabos e soldados. A Oficial tem focado suas atividades diárias em conhecer esses militares por meio de conversas individuais, dinâmicas de grupo e jogos, cada qual com objetivos determinados.

 

Uma dessas atividades, o jogo chamado "Bexiga dos Sonhos", foi executada na última terça-feira, 13 de setembro, e consistiu em distribuir para cada participante uma bexiga, uma caneta e um papel. Em seguida, foi solicitado que cada um escrevesse no papel um sonho que desejasse realizar e colocasse o papel dentro da bexiga para, depois, enchê-la. Assim, os militares, em círculo, teriam que proteger a bexiga dos colegas, que tentariam estourá-la. Ao fim da brincadeira, aparentemente inocente, a Tenente Josemara explicou que, ao procurar estourar a bexiga do colega, o militar estaria buscando acabar com o sonho do companheiro. O jogo é só um alerta para a importância do respeito e do companheirismo na convivência diária no ambiente de trabalho.

 

A Assistente Social ressalta que já foram aplicadas outras dinâmicas em grupo, tais como a "Teia da Amizade", que trabalha o companheirismo; a "Dinâmica de Valorização Profissional", cujo público são os militares temporários que estão próximos do término do tempo de serviço militar; a "Roda da Conversa", que estimula os militares a falarem de si mesmos, da família, bem como dos seus receios, sonhos e o que mais desejarem compartilhar.

 

Dessa forma, mesmo longe de sua cidade natal e de seus familiares e amigos, mas recebendo esse apoio assistencial, os militares cumprem a missão nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com profissionalismo e comprometimento.